Medida Provisória altera rotinas em segurança e saúde do trabalho.

COMUNICADO IMPORTANTE

De acordo com a Medida Provisória Nº 927, de 22 de Março de 2020, as empresas estão suspensas de algumas exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho.

Segue:

Art. 15.  Durante o estado de calamidade pública a que se refere o art. 1º, fica suspensa a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais.

§ 1º  Os exames a que se refere caput serão realizados no prazo de sessenta dias, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

§ 2º  Na hipótese de o médico coordenador de programa de controle médico e saúde ocupacional considerar que a prorrogação representa risco para a saúde do empregado, o médico indicará ao empregador a necessidade de sua realização. 

§ 3º O exame demissional poderá ser dispensado caso o exame médico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de cento e oitenta dias.

Art. 16.  Durante o estado de calamidade pública a que se refere o art. 1º, fica suspensa a obrigatoriedade de realização de treinamentos periódicos e eventuais dos atuais empregados, previstos em normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho.

§ 1º  Os treinamentos de que trata o caput serão realizados no prazo de noventa dias, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

§ 2º  Durante o estado de calamidade pública a que se refere o art. 1º, os treinamentos de que trata o caput poderão ser realizados na modalidade de ensino a distância e caberá ao empregador observar os conteúdos práticos, de modo a garantir que as atividades sejam executadas com segurança.

Art. 17.  As comissões internas de prevenção de acidentes poderão ser mantidas até o encerramento do estado de calamidade pública e os processos eleitorais em curso poderão ser suspensos.

Vale salientar que o empregador estão dispensados por ora, mantendo o dever de realizá-los assim que for concluído o estado de calamidade pública.

As empresas que optarem por realizar os treinamentos na modalide on-line, por favor, entrar em contato.

 

*Nossas comunicações são realizadas de acordo com as atualizações dos poderes públicos. Acompanhe para se manter informado.

Fonte: Governo Federal

Próxima Notícia
Publicações Relacionadas
O Coronavírus no Brasil

Com a chegada do Coronavírus ao Brasil (Covid-19), os órgãos do governo se articularam rapidamente e há ações em várias frentes. A Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom), por exemplo, inicia, a partir deste sábado (14), a campanha publicitária \\\"Juntos Somos Mais Fortes\\\".

Leia mais!
Comentários
Categories
Últimas Publicações